quinta-feira, 17 de novembro de 2011

DICAS PARA PINTURA AUTOMOTIVA.

Pinturas em Plásticos.

Lavar cuidadosamente com água e sabão neutro.

Desengraxar utilizando Solução Desengraxante.

Lixar com lixa #600.

Desengraxar novamente, utilizando Solução Desengraxante.

OBS.: Devido a problema de aderência em pinturas em plásticos, é aconselhado que se utilize Primer para Plásticos antes de iniciar a pintura.
Pinturas em Chapas Metálicas

Lavar com água e sabão, secar com ar e lixar.

Limpar com Solução Desengraxante e secar com ar comprimido.

Aplicar Fundo Fosfatizante

Caso haja imperfeições, corrigir com Massa Poliéster.

Limpar novamente com Solução Desengraxante. Aguardar a secagem e aplicar o Primer.

Aplicar o Controle de Lixamento e lixá-lo até removê-lo por completo. Limpar novamente com Solução Desengraxante, secar com ar comprimido e iniciar aplicação da tinta de acabamento.

OBS.: O procedimento acima descrito refere-se para pintura em chapa metálica NUA. Para chapa metálica PINTADA, utilizar inicialmente o Removedor Pastoso e seguir o procedimento acima descrito.
Evite realizar pinturas em ambientes com poeira.



SOLUCIONANDO PROBLEMAS


Diferença de Tonalidade.



Identificação: A repintura apresenta uma tonalidade diferente de pintura original.

Causas: A pintura original de fábrica apresenta algumas variações e ainda sofre alteração na sua coloração, por ação da natureza e/ou por maus tratos. Isto significa que é natural ter que "acertar" a tonalidade da cor na hora da repintura. Mas é importante saber que o modo de como se aplica a tinta também influencia ( e muito) a tonalidade da cor.
Os problemas mais frequentes ocorrem pelos seguinte motivos:

Uso de tintas com baixa viscosidade (tinta muito fina) ou com alta viscosidade (tinta muito grossa).

Falta de ajuste da pressão do ar, vazão da tinta, velocidade de aplicação e distância entre a pistola de pulverização e a superfície a ser pintada.

Número inadequado de demãos aplicadas: mais demãos (tonalidade mais escura), menos demãos (tonalidade mais clara).

Correção: Utilizar a tinta de maneira correta, seguindo rigorosamente as instruções contidas na embalagem. Caso a cor ainda precise de ajuste, o acerto da tonalidade pode ser feito com o acréscimo de pigmentos na tinta.

OBS.: Mexer bem a tinta antes de usá-la é o primeiro passo para evitar problemas de tonalidade. Em seguida, pinte um pedaço da chapa e compare com a cor do carro, antes de aplicar a tinta no veículo.



Rachadura (Trincamento)



Identificação: A pintura apresenta riscos ou cortes profundos.

Causas:

Repintura feita sobre um base velha, já trincada.

Aplicação da Laca Acrílica sobre superfície pintada em Esmalte Sintético.

Aplicação da tinta sobre Primer inadequado.

Excesso da camada de Primer ou Massa.

Correção: Decapar (raspar) as partes afetadas, preparar a superfície e repintar corretamente, conforme instruções descritas na embalagem do produto.


Marcas de Lixa.



Identificação: Risco visíveis sobre uma superfície pintada.

Causas: Lixamento feito com lixa de grana muito grossa

Correção: Aguardar a secagem completa, lixar com lixa de grana mais fina e repintar corretamente conforme instruções descritas na embalagem do produto.



Escorrimento.



Identificação: A tinta forma acúmulos em forma de um cordão (macarrão).

Causas:

Aplicação com pistola de pulverização muito próxima da superfície a ser pintada e com movimentos muito lentos.

Excesso de tintas com alta viscosidade (muito grossa).

Uso de Thinner/Solventes inadequados.

Correção: Aguardar a secagem completa, lixar as partes afetadas, preparar a superfície e repintar corretamente, conforme instruções descritas na embalagem do produto.


Pintura Queimada (Calcinação).



Identificação: A pintura fica fosca, sem brilho e com aparência ressecada.

Causas: Basicamente há três fatores que causam a calcinação. Os dois primeiros são agressões externas, como:

Exposição do veículo ao sol durante muito tempo.

Lavagem do veículo com shampoo ou sabão muito forte

Já o terceiro fator pode ser considerado como uma agressão interna, que é o uso de Thinner/Solventes inadequados.

Correção: Polir com Massa de Polir, até eliminar o defeito.


Fervura.



Identificação: A pintura fica com aparência áspera, rústica e porosa.

Causas:

Exposição do veículo pintado ao calor (estufa ou painel de secagem), antes de acontecer a evaporação dos solventes.

Aplicação de tintas sobre a peça quente.

Correção: Decapar (raspar) as partes afetadas, preparar a superfície e repintar corretamente, conforme as instruções descritas na embalagem do produto.


Bolhas.



Identificação: Algumas partes da pintura se enchem de ar formando bolhas.

Causas:

Exposição do veículo pintado, ao calor (estufa ou painel de sevagem), antes de acontecer a evaporação dos solventes. Isto ocorre principalmente quando da aplicação excessiva Primer ou Massa (camada muito grossa).

Existência de umidade na superfície a ser pintada.

Presença de água na magueira ou no compressor.

Correção: Decapar (raspar) as partes afetadas, limpar a superfície e repintar corretamente, conforme as instruções descritas na embalagem do produto.


Manchamento na Cores Metálicas.



Identificação: O manchamento da pintura é identificado visualmente, em função de concentração de alumínio em pequenas áreas.

Causas:

Falta de ajuste da pressão do ar, vazão da tinta (aplicação muito carregada), velocidade e/ou distância inadequadas entre a pistola de pulverização e a superfície a ser pintada.

Quantidade muito grande de retardador adicionado à tinta (no caso de Laca Acrílica).

Presença de água na mangueira ou no compressor.

Correção: Decapar (raspar) as partes afetadas, limpar a superfície e repintar corretamente, conforme as instruções descritas na embalagem do produto.


Falta de Aderência.



Identificação: A tintas se destaca da superfície pintada, em forma de placas.

Causas:

Limpeza inadequada da superfície a ser pintada.

Falta de lixamento da pintura original.

Uso de Thinner/Solventes inadequados.

Correção: Remover as camadas soltas e repintar conforme instruções descritas na embalagem do produto.


Cratera (Olho de Peixe).



Identificação: A ausência de tintas em pontos onde existem impurezas provoca o surgimento de crateras com aparência de olho de peixe.

Causas:

Limpeza inadequada da superfície a ser pintada (é necessário lavar o carro com detergente).

Uso de ceras polidoras que contenham silicone ou substâncias graxas.

Contaminação das roupas por silicone ou substância graxas.

Óleo no compressor.

Cristalização.

Correção: Decapar (raspar) as partes afetadas, preparar a superfície e repintar corretamente, conforme instruções descritas na embalagem do produto.


Casca de Laranja.



Identificação: A pintura fica com aparência granulada, semelhante à casca de laranja.

Causas: Este problema é causado por descuido na hora da aplicação. Os fatores que influenciam são:

Pintura realizada em ambientes muito quente.

Alta viscosidade da tintas (muito grossa).

Uso de Thinner/Solventes inadequados.

Falta de ajuste de pressão do ar, vazão da tinta, velocodade de aplicação e distância entre a pistola de pulverização e a superfície a ser pintada.

Correção:

Casos Simples: Após a secagem da tinta, polir com Massa de Polir.

Casos Graves: Após a secagem da tinta, lixar a pintura até obter uma superfície lisa e repintar corretamente conforme instruções descritas na embalagem do produto.

Branqueamento.



Identificação: A pintura fica com aparência leitosa e sem brilho, logo após a aplicação

Causas: Este é um problema que pode ocorrer com a Laca Nitrocelulose ou Laca Acrílica. Estas tintas utilizam Thinner/Solventes de evaporação muito rápida, que em ambientes muito úmido pode ocasionar o branqueamento. É por isso que este problema ocorre com mais frequência em dias frios e chuvosos.

Correção:

Casos Simples: Após a secagem da tinta, polir com Massa de Polir.

Casos Graves: Após a secagem da tinta, lixar a pintura e aplicar 2 demãos cruzadas do acabamento. Adicionando na tinta, já diluída, 5 a 10% de retardador correspondente ao sistema de pintura utilizado.

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