domingo, 13 de novembro de 2011

cuidados para nao acontecer dentro do seu carro.

Cheiro bom.

Pequenos cuidados ajudam a evitar que líquidos derramados, animais a bordo e até o uso cotidiano deixem o carro impregnado de odores

Por Raquel Silveira.
Odor vegetal.
O terapeuta Nélson Antônio esqueceu um maço de brócolis embaixo do banco e não agüentou o cheiro: "Tive vontade de vender o carro"

Cheirinho de automóvel novo é muito bom, mas não dura para sempre. Por melhor que se cuide da limpeza do interior, bancos e revestimentos vão ganhando o cheiro do motorista. Se o dono do carro gosta de passear com o cachorro ou o gato a bordo, os tecidos serão batizados com o odor do bicho. Umidade, fumaça de cigarro e restos e alimento só pioram as coisas. Com o passar do tempo e o sol forte, o incômodo pode exigir uma limpeza geral.

Antes de chegar a esse ponto, é possível tomar alguns cuidados simples, como evitar comer dentro do carro ou carregar compras sem proteção. Mas a umidade é a campeã do cheiro ruim, independentemente do zelo do dono do veículo. Proprietários de empresas especializadas em limpeza de automóveis estimam que cerca de 80% dos casos de mau cheiro sejam provocados por pontos de infiltração. "É comum levantar o tapete dos carros e encontrar manchas esbranquiçadas provocadas pela umidade", conta Emerson Nogueira, dono da 2001 Limpeza Automotiva.

"A maioria dos clientes reclama de pelo menos um ponto de umidade no carro", afirma Carlos Roberto Coelho, diretor da 274, outra empresa especializada em lavagens especiais. E o pior de tudo é que o problema é difícil de ser identificado: "Algumas pessoas só percebem quando o carro já está apodrecendo", diz Coelho.

Isso, segundo o profissional, pode afetar até carros novos. "Quando os pontos de vedação já perderam a eficiência, uma simples enxurrada já é suficiente para que a água entre no automóvel", explica. Se o motorista tomar algumas precauções, muitos problemas poderão ser evitados. Cuidados ao passar em buracos, valetas e lombadas ajudam a preservar a vedação inferior do carro. Mas, se alguma infiltração aparecer, deve-se procurar logo ajuda profissional.

Os especialistas também dão algumas idéias para quem costuma carregar compras dentro do automóvel. De acordo com eles, o ideal é ter sempre um recipiente para transportar carnes, queijos e frango. "Esses produtos costumam vazar e deixar um cheiro horrível", justifica Coelho. Outra sugestão é jamais fumar com o veículo totalmente fechado. Deixar as janelas abertas é a alternativa para quem não consegue segurar a vontade.

Fazer lanchinhos dentro do automóvel também não é recomendado. "Carro não é lugar para comer", diz Nogueira. A lista dos causadores de mau cheiro não pára por aí e é bem extensa: ketchup, mostarda, refrigerante, legumes, suor e até xixi de crianças.


dicas limpeza interna.

- Tecido (bancos e assentos), utilizar água com sabão liquido.
Para retirar pelos de animais e pequenas sujeiras, use um aspirador ou uma fita plástica enrolada na mão, com a cola virada para fora e pressione sobre o lugar a ser limpo, a sujeira vai colar na fita.
- Plásticos (painel de bordo, guarnições das portas e tecidos do teto) utilizar agua adicionada com sabão liquido ou excepcionalmente, álcool desnaturado (depois de ter feito um teste numa área não visível).
- Deve evitar-se o mais possível o uso de detergentes que contenham solventes.
- Deve-se limpar sempre várias vezes com um pano macio limpo e evitando molhar demais.

0 comentários:

Postar um comentário